De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, as empresas familiares possuem grande importância para a economia do Brasil e do mundo, pois representam 48% do PIB somente no Brasil, proporcionam 60% dos empregos gerados, sendo, assim, são fundamentais para a redução do nível evidente de pobreza da população e melhora nos índices sociais e econômicos.
Independentemente do porte da empresa, destaca Glauco, elas possuem um papel significativo no desenvolvimento econômico, social e muitas vezes até político de vários países, sendo assim as empresas familiares precisam ter uma boa estrutura e contar com familiares que realmente estejam interessados em participar do desenvolvimento da mesma.
Consequentemente todas as empresas passam por um processo de sucessão que quer dizer transferir o poder e a gestão para familiares próximos, porém, muitas empresas acabam não se preparando para esta mudança e acabam fazendo com que a empresa fracasse e até mesmo chegue à falência.
Também permite que os sucessores estejam em plena condição de manter a empresa sem seus fundadores presentes e, ao mesmo tempo fazendo com que ela continue sólida e estruturada no mercado de máquinas de equipamentos para solda e automação industrial.
Segundo Glauco, atualmente o tema de sucessão nas empresas familiares está sendo importante, pois é possível observar que cada vez mais as empresas deixam de existir por não saberem como agir em relação à sucessão da gestão empresarial. Desta forma, o assunto abordado justifica-se pela importância deste estudo na atualidade, já que hoje 90% das empresas existentes no Brasil são familiares e porque podem contribuir com a longevidade média destas empresas ajudando-as a ter um bom desempenho em seu crescimento.