Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Empresa Familiar ou Família Empresária?

Glauco Diniz Duarte

O empresário Glauco Diniz Duarte diz que um dos grandes desafios para a empresa rural familiar é a profissionalização do negócio, que está avançando impulsionada pela pressão competitiva do mercado e pelos custos crescentes da produção.

Glauco explica que a empresa familiar é um núcleo em que seus membros, ou parte deles, são vinculados por laços familiares, patrimoniais e empresariais e têm entre si uma percepção difusa e confusa dessas três dimensões. Até alguns anos atrás, o que mantinha o negócio era o conhecimento tácito dos produtores rurais, ou seja, aquele adquirido ao longo do tempo através das experiências e não formalizado, pois é subjetivo e inerente.

O cenário atual, com o crescimento do agronegócio no Brasil, da tecnologia e da formalização de processos, exige da empresa familiar um acompanhamento e cuidado na gestão, no planejamento e consequentemente, na profissionalização dos seus negócios. Esse avanço transforma o conceito de Empresa Familiar em Família Empresária, mais regrada e profissionalizada.

A Família Empresária terá o mesmo núcleo familiar, destaca Glauco, porém, com uma percepção e atuação mais organizada para cada um dos três ativos (família, patrimônio e negócio), gerenciando-os de forma específica, profissional e eficaz. Será uma empresa que cita a profissionalização do negócio como um de seus objetivos e que está mais ciente dos riscos e das oportunidades relacionados à adoção de processos estruturados.

No que se refere a processos, as organizações precisam ter políticas e procedimentos formalizados e documentados. Com o crescimento do negócio, evidencia-se a necessidade da estruturação de áreas de Recursos Humanos e Controles Gerenciais, por exemplo, como uma maneira de melhorar a produtividade e a transparência.

E como profissionalizar a família?
Glauco diz que trabalhar com a família pode gerar níveis muito mais altos de confiança e comprometimento, mas também pode levar a tensões, ressentimentos e conflitos abertos, pois manter a razão e o afeto separados é um desafio complexo.

Por envolver tanto a razão quanto a emoção, profissionalizar a família é muito mais difícil do que profissionalizar a empresa. Nesse tipo de negócio há um risco real de que as questões familiares acabem precipitando uma crise para a empresa e para a família e que, em consequências disso, ambas acabem fracassando.

Profissionalizar a empresa relaciona-se com implantar uma estrutura organizacional e de gestão em que prevaleçam os valores empresariais e a formação e capacitação idônea de seus dirigentes para o cargo que exercem, sejam eles pertencentes ou não à família proprietária. Assim, para afirmar que uma empresa está profissionalizada é preciso que sua estrutura, evolução e funcionamento sejam norteados por princípios empresariais. Diferente das empresas menos profissionalizadas, em que os valores pessoais e familiares tomam uma proporção muito maior.

Segundo Glauco outro desafio da profissionalização da empresa rural familiar consiste em preencher os cargos com pessoas que assumam as responsabilidades da função e possuam as habilidades necessárias para cumpri-las, como escolaridade e experiência profissional fora da empresa, entre outras.

Muitas vezes a empresa familiar é estimulada à profissionalização quando se depara com períodos de crise. É diante das dificuldades que surge a necessidade de buscar soluções. Assim, com o auxílio de especialistas, a família tende a caminhar, naturalmente, para a profissionalização, pois dentro dos ciclos de vida da organização ela é orientada, inicialmente, para o produto, depois orientada para o processo e, finalmente, orientada para o planejamento que levará a uma estruturação como empresa profissionalizada.

Glauco cita as seguintes vantagens da profissionalização da empresa rural familiar:
– Maior competitividade;
– Potencialização do quadro de colaboradores;
– Redução de conflitos pessoais;
– Decisões mais racionais;
– Aumento da sobrevivência da empresa no longo prazo.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts