Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Sucessão familiar: você está pronto para assumir os negócios da família?

Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a passagem do comando entre as gerações nem sempre acontece de forma tranquila, pois o envolvimento emocional e a falta de planejamento do processo sucessório costumam provocar conflitos sérios, que podem até colocar em risco a continuação do empreendimento.

O truque para garantir o sucesso está em compreender e colocar em prática alguns passos fundamentais dessa transição. Glauco lista alguns deles abaixo: Confira:
1 – Reúna a família para discutir o assunto: é importante ter certeza de que todos concordam que está na hora de o fundador passar os negócios adiante e que você é capaz de assumir o cargo. Os critérios para a escolha do sucessor devem ser claros e coerentes.

2 – Monte um conselho familiar: consultar os mais experientes e os principais interessados na empresa é uma forma de manter o diálogo aberto, tomar as decisões mais acertadas, esquivar-se das críticas severas e evitar desconfiança entre a família.

3 – Anuncie a mudança de comando aos colaboradores: todos os envolvidos no processo precisam estar cientes da sucessão. Diretores e demais funcionários devem ser comunicados sobre a mudança, pois têm interesse direto na continuidade do negócio e poderão contribuir bastante para uma transição mais bem-sucedida.

4 – Crie um cronograma de sucessão familiar: assumir a empresa da noite para o dia só dá certo nos filmes. Crie um calendário e vá se encarregando das tarefas aos poucos. Isso ajuda quem assume a ganhar autoconfiança e quem entrega o posto a acostumar-se com a ideia de deixar o cargo.

Como se preparar para assumir o negócio da família
Segundo Glauco, o ideal é que o processo de sucessão familiar comece muito antes da troca de comando ser oficializada. Mas nem sempre isso ocorre. Se a missão de dar continuidade à empresa da família está prestes a cair ou já está nas suas mãos, convém seguir 5 práticas básicas para sair-se bem no comando. Veja:
1 – Mantenha o objetivo principal em mente: mesmo diante de conflitos e dificuldades, jamais deixe de pensar que você e seu antecessor querem a mesma coisa – prosseguir com a empresa da melhor maneira possível. Isso evitará maiores transtornos e preservará sua motivação pessoal e profissional.

2 – Conheça a empresa a fundo: separe algum tempo para conhecer e compreender como funciona cada setor do negócio. Essa percepção é fundamental para uma boa gestão da empresa e dos colaboradores.

3 – Cerque-se das pessoas certas: criar um conselho administrativo com profissionais bem capacitados ajuda a reduzir a pressão do cargo e torna a gestão mais eficiente. Manter um relacionamento próximo com os colaboradores mais influentes também é importante para a boa condução dos negócios.

4 – Separe ao máximo os problemas da empresa e da família: a estabilidade do empreendimento é afetada quando o sucessor leva as dificuldades da sala de casa para a sala da diretoria. É preciso aprender a filtrar opiniões e deixar cada coisa em seu lugar.

5 – Trabalhe habilidades e busque os conhecimentos necessários: aprimorar suas capacidades de comunicação e liderança é indispensável para gerir adequadamente as pessoas que fazem a empresa funcionar. Também é primordial desenvolver o pensamento estratégico e adquirir os conhecimentos necessários para o bom gerenciamento dos negócios. Iniciar um MBA executivo é uma ótima maneira de conquistar tudo isso e aperfeiçoar sua gestão.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts