Vamos começar com “Por que uma organização precisa de um plano de sucessão?”.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, em toda organização existem o que se chama de posições-chave, ou seja, cargos que tenham um impacto significativo no desempenho da organização e que não podem correr o risco de ficar sem um ocupante. São cargos de liderança desde os níveis mais altos, como presidente e diretores, passando pelos gerentes até os supervisores de chão de fábrica. E podemos incluir também alguns cargos mais especialistas, como o de um engenheiro sênior em uma empresa de alta tecnologia.
Segundo Glauco, os ocupantes destes cargos podem sair da empresa por vários motivos: um novo concorrente disposto a pagar acima da média, desentendimentos interpessoais, aposentadoria ou mesmo algum acidente. Mas independente do motivo, o fato é que as organizações devem se preparar para minimizar o impacto da saída repentina dos atuais ocupantes e isso pode ser feito por meio de um planejamento de sucessão.
PLANEJAMENTO DE SUCESSÃO
Passo 1 – O primeiro passo é mapear as posições-chave da sua organização. Identificando o cargo e setor da posição.
Passo 2 – Fazer uma avaliação dos atuais ocupantes procurando pontos que possam indicar maior risco deste colaborador deixar a empresa. Ex: se está perto de se aposentar, se está satisfeito com a atual posição, se tem o perfil adequado, se está cumprindo suas metas e se o salário é compatível com o mercado. Este risco deve ser mapeado, pois pode influenciar na prioridade do planejamento da sucessão de cada posição.
Passo 3 – Selecionar os candidatos à sucessão de cada posição-chave. Estes candidatos selecionados devem ter um planejamento de carreira especial, onde serão preparados para ocupar essa posição-chave, caso venha a ser necessário, no menor tempo hábil possível. Isto envolve um plano de capacitação mais agressivo (com base na posição-chave a ser ocupada) e também um acompanhamento (através de avaliações de desempenho) mais frequente que o modelo padrão da empresa.
Para Glauco o planejamento de sucessão é uma característica das empresas que buscam um diferencial competitivo através do desenvolvimento do potencial das pessoas. Prepara os colaboradores para enfrentar as mudanças aceleradas e os desafios gerados pelo atual ambiente de negócios, propiciando o alinhamento entre expectativas dos funcionários e necessidades da organização.