Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Desafios da gestão familiar

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a crise deflagrada em 2009, promoveu-se um novo fenômeno: o retorno dos donos dos negócios ao gerenciamento de algumas grandes empresas.

Tornou-se comum ouvirmos de analistas, administradores e especialistas do mercado que o modelo da empresa familiar está fadado ao fracasso. Alegam não haver espaço entre as empresas que adotam tal modelo de gestão para a necessária modernização, profissionalização e transparência, atributos tão cobrados pelos mercados. Pois bastou a eclosão da crise para que empresas que adotavam o modelo de administração familiar, e acabaram profissionalizando suas gestões, estarem envolvidas em sérios problemas gerados justamente pelos administradores profissionais.

Glauco diz que mesmo as empresas familiares podem e devem contar com administrações modernas e preparadas. Para isso, é essencial que seus gestores invistam em recursos de governança corporativa, em instrumentos de transparência administrativa, em uma estrutura com elementos tecnológicos e físicos adequados ao negócio, em constante atualização do pessoal de administração e em fontes de assessoramento que sejam referência no processo de tomada de decisões.

Glauco explica que à medida em que as empresas familiares se modernizam, e dependendo do seu porte e da estrutura da gestão familiar, se faz necessária a adoção de alguns órgãos deliberativos e de gestão que contribuem significativamente para a boa prática de governança corporativa. A auditoria independente, por exemplo, é um destes órgãos, e funciona como um agente da governança corporativa fundamental para dar mais transparência aos familiares, clientes, fornecedores, bancos e à própria sociedade.

Além da gestão, destaca Glauco, outro tema sempre lembrado quando falamos de empresas familiares refere-se à sucessão empresarial. Não é raro termos notícias de processos de sucessão conturbados ou até litigiosos em empreendimentos desse tipo. Para evitar tais problemas, empresas familiares devem preparar-se com adequada antecedência para encarar esse momento de transição, buscando a contribuição de consultores profissionais que apontarão alternativas e caminhos a serem trilhados ao longo do processo.

O que vale destacar é que, ao final, não importa tanto a natureza da gestão das empresas, se conduzidas por profissionais de mercado, ou da própria família. A grande questão que permanece é que, para se garantir o bom andamento, a preservação e até o crescimento e evolução das corporações, é sempre necessário que sejam utilizadas certas ferramentas, principalmente para mensuração de riscos, adotados métodos e seguidos determinados princípios universais do que se entende por moderna administração, como as novas tecnológicas de produção e gestão, atualizadas referências administrativas e iniciativas que constituem as bases da governança corporativa. Neste sentido, é altamente recomendável que os gestores – sejam eles profissionais de mercado, ou representantes de administrações familiares – estejam sempre muito bem assessorados por agentes confiáveis.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts